quarta-feira, novembro 01, 2006

A realidade do Tráfico no morro

O documentário publicado na revista Época de 27/03/06,intitulado " Falcão - os meninos do tráfico" relata a vida de Alex Pereira Barbosa (o rapper Mv Bill), de 31 anos morador no bairro carioca Cidade de Deus, onde vive até hoje, disse que passou a vida vendo amigos serem assassinados e resolveu mostrar sua realidade de um jeito que supera qualquer ficção.
A linguagem utilizada é um discurso contundente, postura altiva.O nome é uma referência à forma como são conhecidos os meninos que "trabalham" como olheiros do tráfico - os falcões.
Numa das cenas um menino carrega uma mochila cheia de papelotes de cocaína estampada com a imagem de Osama Bin Laden, se pararmos para pensar o que acontece lá no alto do morro não é tão diferente do que acontece no Iraque.
Ele também trata do relacionamento dos meninos com a polícia dizendo "que de dia tem polícia na favela, de noite é arrego, se entrar leva bala", então tudo funciona na base da propina.
Mv Bill aborda no seu documentário o abandono social e as relações familiares complicadas que estão presentes no discurso da maioria dos entrevistados, pais ausentes ou alcóolotras, surras, humilhações, mães ocupadas e sem esperança.
Tudo gira como uma bola, uma coisa acaba levando a outra, ele tenta mostrar que se as famílias tiverem um melhor amparo e se a sociedade colaborar as coisas podem mudar, porque esses adolescentes "Falcões" estão esperando apenas uma chance de levantar voô.


Edinéia
Thatiane 3ºB

Nenhum comentário:

Marcadores

Marcadores